sábado, 21 de janeiro de 2017

Nicolas assume a vice liderança no Brasileiro de Laser 4.7


Após o Campeonato Brasileiro, Nicolas já engatou outro campeonato, o 43º Campeonato Brasileiro de Laser 4.7 sediado pelo Yacht Club Santo Amaro (YCSA).

A classe Laser 4.7 é voltada aos velejadores jovens iniciantes na classe Laser. Sua vela é menor e suas categorias são voltadas aos jovens. Nicolas compete na categoria sub 16.

O Campeonato Brasileiro de Laser 4.7 reúne os dois últimos campeões brasileiros de Optimist, Tiago Monteiro (2016) e Nicolas Bernal (2017). Tiago Monteiro, do Cabanga Iate Clube, velejou no Optmist até outubro do ano passado e esse é seu primeiro grande campeonato na classe Laser. “Ainda estou muito cru no barco, mas estou dando o meu melhor. Espero terminar bem esta competição e adquirir experiência”, comentou o velejador que ainda não definiu em qual classe continuará sua carreira na vela. Nicolas Bernal acaba de ganhar o Brasileiro de Optimist, realizado em Vitória até o último sábado e, apesar de velejar em casa, também faz sua estreia em um brasileiro de Laser 4.7. “No Optimist os velejadores jogam mais com a regra, já no Laser, por serem mais experientes, ouve-se menos gritaria e é preciso ter mais atenção. Ainda preciso me acostumar com o novo ambiente, mas espero terminar a competição entre os 10 primeiros”, comentou o atleta de apenas 14 anos.

O campeonato começou na segunda feria (16/jan) com a regata de abertura, que foi cancelada durante a segunda perna devido a uma grande tempestade.


Na terça feira, o primeiro dia de regatas foi marcado por uma chuva fraca e vento forte na Represa de Guarapiranga. Os velejadores sofreram para terminar as duas regatas do dia devido às rajadas que chegaram a mais de 20 nós. Diversos barcos viraram nas manobras e perderam importantes posições. Apesar do pouco peso para escorar, Nicolas chegou em 8º e 9º. 

Nos dias seguintes, quarta e quinta feira, não teve regatas. A forte chuva que chegou a São Paulo impediu a ocorrência de vento constante.

O vento finalmente voltou à Represa de Guarapiranga nesta sexta feira permitindo à Comissão de Regatas realizar mais duas regatas. Mesmo com as disputas, o dia ainda foi marcado por muita espera por causa do vento fraco que diminuiu bastante de intensidade no fim da segunda regata fazendo os velejadores de Laser Standard sofrerem para completar a prova. A primeira regata largou pouco depois do meio-dia e Nicolas Bernal (YCSA) venceu a 1ª regata. A CR só conseguiu fazer a largada da segunda regata às 17h30 e Andrey Godoy, venceu na 4.7. Nicolas ficou na 3ª colocação.

No campeonato, Andrey Godoy é líder isolado com 6 pontos perdidos e o segundo colocado, Nicolas Bernal, somou 21 pontos perdidos nas quatro regatas realizadas até agora. A disputa está acirrada entre do 2º ao 6º colocado, todos com chance de podium.

Neste sábado acontecem as regatas finais. Comissão de Regatas pretende fazer até três regatas, tudo dependerá das condições do vento.