domingo, 11 de agosto de 2019

Finais do Campeonato Mundial de 29er


Passada a fase qualificatória chega a fase final com três dias de regatas e 9 regatas programadas. Nicolas e Gabriel estavam classificados na flotilha ouro e iriam competir junto com os 45 melhores classificados no campeonato.

Porém, no primeiro dia de regatas da fase final, o vento não apareceu de forma suficiente para a realização das regatas.

No primeiro dia de regatas da fase final (1/ago), mesmo com vento muito fraco a Comissão de Regatas manteve a programação e todas as embarcações foram para água as 10h00. Mas o vento continuou muito fraco e com muita variação na direção e após algumas tentativas, a Comissão de Regatas sinalizou para todos aguardarem a melhoria das condições em terra. Mas a condição do vento não mudou e as 16h00 as regatas do dia foram canceladas.


No dia seguinte, 2/ago, penúltimo dia do campeonato, todos foram para água as 10h00 mas novamente o vento estava muito fraco e novamente foi sinalizado o retardamento das regatas com a espera de melhoria em água. Algumas tentativas de largada foram canceladas devido às condições do vento. Mas as 13h30 o vento aumentou um pouco e foram iniciadas as regatas. A primeira foi realizada com vento fraco de 5 a 7 nós. Nas outras 3 regatas o vento foi aumentando chegando a atingir na última regata rajada com 20 nós. 



Foi um dia muito cansativo para os velejadores que permaneceram mais de 8 horas em água e experimentaram diversas condições de vento. Para Nicolas e Gabriel foi um dia muito bom, conquistando 21º, 6º, 20º e 14º e ficando ao final do dia na 14ª posição. Mas no dia seguinte entraria um descarte e com resultados muito constantes cairia naturalmente algumas posições na classificação.

No sexto e último dia de regatas, 3/ago, o vento novamente estava fraco e as duas primeiras regatas da flotilha ouro foram realizada com vento ao redor de 6 nós e depois foi sinalizado o retardamento pois o vento caiu abaixo dos 5 nós. Na liderença do campeonato estavam Stephan Baker & Ripley Shelley (EUA) com uma vantagem de 10 pontos.



O horário limite para a realização de regatas do último dia, 15h00, se aproximava e nada do vento melhorar. A expectativa era grande para o encerramento das regatas quando nos últimos 15 minutos o vento aumentou levemente, entre 4 e 6 nós. Faltando pouco mais de 10 minutos para o horário limite foi iniciado o procedimento de largada. A primeira tentativa de largada, muitos barcos escaparam e foi sinalizado "chamada geral". A segunda tentativa foi bem sucedida e ocorreu antes do horário limite. Foi uma regata com escolhas táticas muito difíceis e Stephan Baker & Ripley Shelley (EUA) chegaram no final da flotilha (40º) e perderam a liderança do campeonato para os franceses Aristide Girou & Noah Chauvin que chegaram em 5º. Após as 16 regatas realizadas (9 regatas da fase qualificatória e as 7 regatas finais da flotilha ouro) a classificação final do campeonato ficou assim:
  1. Aristide Girou & Noah Chauvin (FRA)
  2. Stephan Baker & Ripley Shelley (USA)
  3. Alice Moss & Carl Hörfelt (SWE)

Nicolas e Gabriel terminaram na 25ª colocação do campeonato e, como premiação conquistaram o direito de utilizar o numeral "25" até o próximo campeonato mundial.


A seguir está apresentado o resultado final dos velejadores brasileiros:
  • Flotilha ouro (1 a 45):
    • 25º – Nicolas Bernal & Gagui Michaelis (YCSA)
  • Flotilha prata (46 a 90):
    • 17º (62º) – Tiago Monteiro & Vinícius de Oliveira (CICP)
  • Flotilha bronze (91 a 135):
    • 35º (125º) – Ludmila Lira & Julia Ollivier (CICP)
  • Flotilha Esmeralda (136 a 175):
    • 2º (137º) – Antônio Aranha & Nicole Buuck (YCSA)
    • 33º (168º) – Gabriela Bartijotto & Alexia Buuck (YCSA)
    • 36º (171º) – Marina Heinke & Nicole Joop (YCSA)
Mais informações: