sábado, 8 de fevereiro de 2020

Disputas na Semana Internacional de Vela de Mar del Plata


Está ocorrendo a tradicional a Semana Internacional de Yachting de Mar del Plata (SIY), na Argentina. A competição é aberta às classes Optimist (veteranos e estreantes), Cadet, Laser 4.7, Laser Radial e Laser Standard, 420, 29er e F18.

Para a classe 29er, as regatas começaram nesta segunda feira (3/fev) e terminam neste sábado (8/fev) com a participação de 21 duplas. O Brasil tem um único barco representante: Nicolas Bernal & Gabriel Michaelis (YCSA).

Na segunda feira foram realizadas 4 regatas com vento iniciando em 7 e terminando com 20 nós. A dupla brasileira terminou o dia na 7ª colocação. No dia seguinte, após realizar a primeira regata o vento aumentou em demasia e as demais regatas do dia foram canceladas. As ondas altas de período curto causaram também o naufrágio de um dos barcos da juria.

No terceiro dia, quarta-feira, a tempestade impediu a realização de regatas. Na quinta feira, devido ao atraso na programação, foram realizadas 5 regatas com vento variando entre 15 e 18 nós com muita onda e a dupla brasileira passou para a 8ª colocação.

Nesta sexta feira, foram realizadas mais 3 regatas com vento acima de 20 nós na terceira regata e a dupla brasileira terminou o dia na 7ª colocação.

Neste sábado, 8/fev, ocorre a Medal Race da classe 29er somente com os 7 primeiros colocados, que contará o dobro de pontos e não poderá ser descartado.
Súmula parcial até o 5º dia.