segunda-feira, 13 de março de 2023

Resultados da Seletiva para os Jogos Pan-americanos de Santiago

As disputas da classe 49er na Seletiva para os Jogos Pan-americanos persistiram até a última regata. Foram ao todo 5 dias de competição com 15 regatas realizadas e predominância de vento forte. E a definição do time representante do Brasil nos Jogos Pan-americanos ocorreu somente na última regata do campeonato, em uma disputa acirrada entre o time de Marco Grael & Gabriel Simões e o time de Dante Bianchi & Thomas Lowbee.

Foi um campeonato de muito equilíbrio entre as equipes. Na última regata, o time de Marco & Gabriel chegou na frente de Dante & Thomas, conquistando o campeonato. Será o time representante do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em outubro deste ano.

O time de Gustavo Abdulklech (ICRJ) & Nicolas Bernal (YCSA) terminou o campeonato na terceira colocação, vencendo 3 regatas e mostrando uma grande evolução neste primeiro ano juntos, tendo um desempenho muito próximo aos times veteranos de Marco Grael e Dante Bianchi.

Nicolas comentou sobre os dois primeiros dias de regatas: “No primeiro dia fomos para água sabendo que o vento seria muito forte, em uma condição muito extrema. Nessa intensidade de vento a possibilidade de quebra de material é muito grande e foi o que ocorreu com Quevedo. Na primeira regata do dia o vento vinha de nordeste favorecendo bastante o lado esquerdo da raia. Quanto mais para a esquerda, maior era a intensidade da rajada, condição que foi aumentando ao longo do dia. Era o lado que mais favorecia tanto por rondada quanto por pressão. Essa velejada para esquerda, com vela esquerda, era uma condição que conseguíamos manter o mesmo ritmo dos demais adversários no conta vento, mesmo pesando 149 Kg, muito inferior aos demais com peso acima de 163 Kg. Já a velejada com vela direita era contra a ondulação e nosso desempenho era um pouco inferior. Mesmo assim, conseguimos montar o contravento bem junto aos demais adversários. No popa o desempenho estava muito bom, perdendo somente para o time do Marco. Como estamos com um domínio muito bom do barco, qualquer erro deles conseguíamos passar. Foi assim que aproveitamos vários erros dos adversários. No segundo dia o vento ainda estava forte, mas com uma condição já não extrema como no primeiro dia. Na primeira regata, com vento de 16 nós, a esquerda ainda estava favorecendo, mas não era possível encostar muito na praia pois a boia de contravento estava um pouco mais à direita. Na segunda e terceira regata, o vento foi aumentando e torcendo mais para leste, vindo mais do mar, aumentando também a ondulação. Esse aumento da ondulação nos favoreceu por ter mais controle do barco. Na segunda regata Quevedo e Marcos escaparam. Na terceira, o vento aumentou bastante e todos os adversários capotaram, que nos permitiu fazer uma velejada de menos risco“.

Neste campeonato, tivemos condições de velejo típicas de Cabo Frio com bastante vento, ondas e sol. Nos primeiros dias com condições mais extremas de vento, nos saímos bem. Já nos dias de vento médio a forte tivemos bastante dificuldades com relação a velocidade o que nos distanciou dos adversários. Na última regata, já com um vento mais fraco, conseguimos fazer um bom trabae ganhar a regata. Certamente os aprendizados obtidos serão bastante valorosos nos próximos campeonatos a frente“, completou Gustavo.

A classificação final do campeonato, após as 15 regatas, foi:

  1. Marco Grael (RYC) & Gabriel Simões (CDJ) – 29 pontos
  2. Dante Bianchi (ICRJ) & Thomas Lowbee (ICRJ) – 31 pontos
  3. Gustavo Abdulklech (ICRJ) & Nicolas Bernal (YCSA) – 38 pontos
  4. Tiago Quevedo (VDS) & Breno Kneipp (VDS) – 38 pontos

Confira a súmula final do campeonato:








A Seletiva da classe 49er realizada em Cabo Frio (RJ) de 7 a 11 de março de 2023 foi organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Iate Clube do Rio de Janeiro(ICRJ) e Federação de Vela do Rio de Janeiro (FEVERJ). O campeonato definiu o time representante brasileiro nos Jogos Pan-americanos de Santiago.

O time Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal tem o apoio do IBMEC e do programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Gustavo é velejador do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e também tem o apoio da Marinha do Brasil e Nicolas é velejador do Yatch Club Santo Amaro (YCSA) e também tem o apoio da EVAL.