sexta-feira, 24 de maio de 2019

Massagem ao ritmo de "parabéns pra você"


Há 7 anos, em 2012, Nicolas participou de uma aula sobre primeiros socorros do curso "Uso do Mar para Navegação Amadora e Esportes Náuticos com Segurança e respeito ao Meio Ambiente" organizado por Pedro Quezada no Instituto Oceanográfico da USP.

Nesse ano, com 10 anos, Nicolas era tripulante mirim do veleiro Chroma (B&C 46) participando de várias regatas em Santos, Rio de janeiro (Circuito Rio) e Ilhabela (Copa Suzuki, Semana de Vela de Ilhabela incluindo a Regata Volta da Ilha dos Alcatrazes e Volta da Ilhabela). Também velejou o trecho entre Vitória e Salvador do Cruzeiro da Costa Leste e, depois, participou da tradicional Regata Aratu Maragojipe (BA).

A preocupação com segurança sempre esteve presente. Essa parte da aula era sobre compressão torácica (massagem cardíaca). Algo tão importante que deveria ser aprendido na escola pois segundos fazem a diferença entre a vida e a morte. Saber quando e como fazer é fundamental. Mas a criança vai saber o ritmo certo? Sim, todos conhecem o ritmo do "Parabéns pra você". O maior problema em uma criança realizar o procedimento é seu pouco peso, que pode impossibilitar exercer a compressão torácica adequada.