terça-feira, 20 de outubro de 2020

Convite para participar da Regata Santos-Rio

Foto CBVela
Tripulação do veleiro CBVela Rudá (foto CBVela).

Nicolas foi convidado a participar da tradicional Regata Santos Rio a bordo do veleiro CBVela Rudá. Esta será a 70ª edição da Regata Santos-Rio e terá recorde de participantes: 68 veleiros. 

Nicolas fará parte da tripulação do Veleiro CBVela Rudá comandado pelo hexacampeão da Santos-Rio Torbem Grael que contará com alguns dos membros do projeto Vela Jovem da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) incluindo: Nicolas Bernal(SP), Giovana Prada (SP), Bruna Patrício (SP), Marina Ardnt (SP), Ian Paim (RS), Gabriel Simões (RS), Fernando Madureira (RJ) e Joana Gonçalves (RJ), tripulante mirim.

A tripulação jovem contará também com a experiência de velejadores mais experientes: Torben Grael, Henry Boening (Maguila), proeiro do bicampeão olímpico Robert Scheidt, Samuel Gonçalves (Samuca), campeão mundial da classe Star em 2015 junto com Lars Grae, e Nick Grael (filho de Lars Grael). O objetivo é fazer um encontro de gerações para troca de experiência.

"Fruto da parceria da ABVO e o Programa Vela Jovem da CBVela, esta histórica edição da Santos-Rio irá ter a presença de um barco de rica história como o Rudá a primeira tripulação formada por alguns dos melhores atletas masculinos e femininos da vela jovem brasileira e guiados pelo ídolo e lenda Torben Grael. O projeto tem como objetivo introduzir a Vela de Oceano como uma classe a mais dentro da possibilidade de desenvolvimento para qualquer atleta brasileiro da vela jovem e com projeção não somente olímpica, mas também profissional. Nosso foco é começar esse ano com essa tradicional regata do calendário nacional e no próximo ano iremos ter representantes de nossas equipes em outras importantes e tradicionais regatas do calendário brasileiros. Estamos felizes e entusiasmados com este projeto e acreditamos que irá gerar um novo movimento na vela jovem e nacional", disse Juan Sienra, coordenador técnico do programa Vela Jovem da CBVela.

Os treinos estão previstos de 20 a 22 de outubro. A largada da Regata Santos Rio será na Baia de Santos, dia 23 (sexta) às 12h00.

Tripulação do veleiro CBVela Rudá (foto CBVela)
Tripulação do veleiro CBVela Rudá (foto CBVela)

Vista a partir do Iate Clube de Santos (foto CBVela)
Vista a partir do Iate Clube de Santos (foto CBVela)

Desfile de Barcos na Baía de Santos e presença do Navio-Veleiro Cisne Branco

Antes da largada no dia 23 de outubro, a 70ª edição da Santos-Rio terá um desfile na Baía de Santos, a partir das 10h30, com a presença de todos os barcos dando destaque para os veleiros campeões que vão receber uma salva de canhão de barcos da Marinha do Brasil, entre eles o Navio-Veleiro Cisne Branco e uma fragata. O desfile acontecerá entre o Píer dos Pescadores e o Navio-Veleiro. Por conta do desfile, o Porto de Santos ficará fechado por cerca de uma hora