quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Resultados parciais do Harken International Youth Match Racing Championship

Após 3 dias de regatas, com a finalização dos dois round-robin (ou seja, duas rodadas onde todos disputaram regatas contra todos), o Harken International Youth Match Racing Championship chega ao último dia.

O campeonato está sendo disputado de 4 a 8 de dezembro em veleiros Elliott 7m, sendo sediado pelo Royal Prince Alfred Yacht Club (RPAYC).

O time brasileiro é composto por Nicolas Bernal (skipper), Marcos Arndt, Bruna Patrício, Carolina Witsiers e Emma Byrne (australiana). Gabriel Michaelis substituiu Emma Byrne nos dois últimos dias após sua lesão no ombro.

Na segunda feira, dia 4 ocorreu a cerimônia de abertura onde foram apresentadas as 10 equipes participantes do campeonato.

Marcos Arndt, Bruna Patrício, Carolina Witsiers e Nicolas Bernal

Timoneiros das 10 equipes do campeonato.

Nestes três primeiros dias foram completados os dois round robins (em cada round robin todos disputam regatas contra todos) e no quarto dia, último dia do campeonato, ocorrem das disputas finais.

O desempenho da equipe brasileira no primeiro round robin, não foi bom, um pouco pela falta de entrosamento, um pouco pelo desconhecimento do veleiro e um pouco pelo vento mais forte, terminando no 7º lugar. 


Já no segundo round robin o desempenho foi excelente, e terminaram na 2º colocação. Nas regatas disputadas hoje com vento fraco, ganharam todas as 5 regatas do dia. Juntando os resultados dos dois round robins, terminaram esta fase no 6º lugar. 

No segundo dia, nas últimas regatas do round robin, a australiana Emma Byrne teve um deslocamento do ombro e foi obrigada a deixar a competição e as regatas foram realizadas com um tripulante a menos e com vento médio para forte. No terceiro dia, Gabriel Michaelis chegou do aeroporto e foi direto para o clube para recompor a tripulação.









Na sexta feira serão realizadas as regatas finais. A equipe brasileira disputará o 5º lugar com o irlandês Tom Higgins.

Este campeonato serve como preparação para a próxima semana quando ocorre o Campeonato Mundial Junior de Match Race, também na Australia.

Mais informações

Nicolas Bernal tem o apoio programa Bolsa Atleta do Governo Federal e da EVAL. Bruna Patrício tem o apoio programa Bolsa Atleta do Governo Federal e da Marinha do Brasil.