segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Time de Nicolas é Campeão Brasileiro Interclubes da Juventude


O time YCSA-8 do timoneiro Nicolas Bernal, central Gabriel Michaelis e 
proeiro Theo Chao conquistou neste domingo 8 de setembro o 
Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela de 2019 realizado 
de 4 a 8 de setembro no clube Veleiros do Sul (VDS) em Porto Alegre.

Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela 2019 foi um campeonato de regatas em flotilha e match race utilizando veleiros da classe Eliott 6m com três tripulantes. A classe Eliott 6m foi utilizada nas Olimpíadas de 2012 para as provas de match race feminino. O YCSA foi representado por três times: YCSA8, YCSA9 e YCSA10. A preparação dos times YCSA começou há dois meses com treinos e uma  seletiva interna em veleiros Fast 23. Os velejadores do YCSA nunca haviam velejado no Eliott 6m, tendo que se adaptar no dia de treino que antecedeu as regatas.

Depois de quatro dias de disputas no Rio Guaíba o Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela 2019 chegou ao final. O título brasileiro foi para a Equipe YCSA-8 de Nicolas Bernal, Gabriel Michaelis e Theo Chao. Em segundo lugar ficou a Equipe VDS-1 (RS) de Tiago Quevedo, Nicolas Mueller e Felipe Fraquelli e na terceira posição a YCSA-9 de Martin Chao, Leonardo Didier e Rafael de Moricz.

A competição destinada a velejadores Sub 23 teve a participação de 10 equipes do Rio Grande do Sul  (Veleiros do Sul e Clube dos Jangadeiros) e São Paulo (Yacht Club Santo Amaro). A primeira fase classificatória foi disputada em flotilha e a fase final na modalidade de match race (regatas somente entre duas tripulações, de barco contra barco). Os gaúchos da VDS-1 lideraram com folga toda fase de flotilhas, composta por dois rounds robins, venceram a Medal Race e terminaram em primeiro o lugar seguido do time YCSA-8 de Nicolas. Mas na decisão por match race os gaúchos do VDS-1 perderam para os paulistas do YCSA 8. Devido às condições de vento neste domingo, a programação atrasou. As últimas regatas da classificatória foram realizadas antes da disputa pelo título prevista para melhor de três matches, que foi reduzida para apenas uma regata. Assim também para o confronto entre 3º e 4º. A equipe VDS1 e YCSA 8 iniciaram a regata com o típico duelo de barco contra barco, mas a equipe do timoneiro Tiago Quevedo sofreu em pênalti ainda na pré-largada e durante o match não conseguiu superar a desvantagem. 


“No último suspiro conseguimos reverter e ganhamos o título do campeonato. Durante esses quatro dias as condições de vento variaram muito e foi difícil tecnicamente manter boas classificações e também não tínhamos experiência com os barcos Elliotts. Mas tudo foi muito bom”, comentou o timoneiro Nicolas Bernal, 17 anos, do YCSA 8.

Confira o resultado final do campeonato:

O Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude foi realizado pelo Veleiros do Sul, Comitê Brasileiro de Clubes e Confederação Brasileira de Vela.

Mais informações