domingo, 10 de julho de 2022

Campeões Mundiais Junior de Lightning

Foto: Medora Media

Nicolas Bernal, Mathias Reimer e Felipe Fonseca conquistam o
Campeonato Mundial Junior de Lightning

O Campeonato Mundial Junior de Lightning, sediado pelo Sheboygan Yacht Club (SYC) em Sheboygan, Wisconsin, USA, está seno realizado de 6 a 9 de julho de 2022 com a participação de 15 times de 6 países: Brasil, Canadá, Chile, Ecuador, Estados Unidos e Grécia.

Foi um dia desafiador para o time brasileiro. Estavam previstas 4 regatas e o vento estava fraco, condição desfavorável ao time brasileiro. Considerando o descarte, estavam 3 pontos à frente do time chileno.

Na primeira regata do dia, com vento por volta dos 7 nos, o time brasileiro largou escapado, retornou à linha para pagar a penalidade e montou o primeiro contravento em 2º, atrás do time canadense, com os chilenos na 4ª colocação. Mas os chilenos estavam muito rápidos e passaram os brasileiros, terminando com o time EUA em primeiro, Chile em segundo e Brasil na terceira colocação.


O vento continuou fraco para a segunda regata e, novamente o time brasileiro escapou, mas desta vez a recuperação foi parcial, amargando a 6ª colocação e vendo o time chileno vencer.

A terceira regata foi realizada com aproximadamente 5 nós de vento. Na primeira montagem da boia de contra vento Chile estava em primeiro, USA em segundo e Brasil em terceiro. O time brasileiro conseguiu passar os americanos e terminou na segunda colocação, tendo a frente os chilenos.

Neste momento, faltava uma regata e a pontuação do campeonato estava empatada, tendo o time brasileiro vantagem do desempate por ter vencido mais regatas. Quem chegasse na frente do outro na última regata, ganharia o campeonato.

O vento havia diminuído ainda mais e os velejadores ficaram aguardando em água a melhoria das condições, o que não ocorreu até o horário limite. Assim, o time brasileiro foi consagrou-se campeão!

Ao todo foram 8 regatas disputadas, com todas as condições de vento. O resultado final do campeonato foi:

  1. BRA 15333 - Nicolas Bernal, Mathias Reimer e Felipe Fonseca 
  2. CHI 15196 - Dante Parodi, Diego Natho e Santiago Lorca 
  3. USA 15298 - Brady Starck, Bobby Starck e Adam Starck 

Nicolas iria participar do campeonato de 2020 que, devido à pandemia, foi cancelado. A espera foi recompensada.

Súmula final do campeonato:


Mais informações

Agradecimentos

O time brasileiro agradece à CBVela e à Classe Lightning Brasil pelo empréstimo do veleiro para os treinos preparatórios no Brasil e empréstimo da vela para uso no campeonato e a Claudio Biekarck e Geison Mendes pelo apoio nos treinos.

Nicolas Bernal tem apoio do programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Felipe Fonseca tem apoio do programa Bolsa Atleta do Município de São Paulo. Nicolas Bernal, Felipe Fonseca e Mathias Reimer são velejadores do Yacht Club Santo Amaro, filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).