Terminou dia 16 de outubro a Semana de Buenos Aires, um dos maiores eventos de vela da América do Sul. Neste ano, na classe optimist, participaram 241 velejadores veteranos e 174 principiantes. Além de brasileiros e argentinos participaram também velejadores do Peru, Uruguai, Equador e Chile. O Brasil foi representado por 46 velejadores veteranos.
Foram 5 dias de disputas (7, 8, 14, 15 e 16 de outubro). No penúltimo dia de regatas (15/out) o vento foi muito fraco, entre 5 e 8 nós, mas permitiu a realização das 3 regatas programadas para o dia. Porém, no último dia (16/out) as condições pioraram, o que impediu a realização das regatas no dia.
Ao todo foram realizadas 10 regatas e o campeão foi Maximo Videla (YCA – ARG), seguido de Tomas Palau (YCO – ARG) e Santiago Pacheco (YCU – URU).
Entre os 20 primeiros colocados na categoria veterano geral (com direito a medalhas) estão 5 brasileiros: 6º Leonardo Mirow (ICRJ), 9º Pedro Madureira (ICRJ), 10º Guido Hirth (ICRJ), 13º Lorenzo Balestrin (CDJ) e 16º Mathias Mirow (ICRJ). Nicolas chegou a ficar na 9ª colocação, mas no penúltimo dia de regatas, devido ao vento fraco, caiu para a 21ª colocação.
A participação na Semana de Buenos Aires é importante pois, além da quantidade de barcos na raia, tem ótimo nível técnico. Foi uma oportunidade para treinar largada e táticas de regata, úteis para todas as classes de vela.
Até o final do ano Nicolas tem campeonatos importantes nas três classes que disputa nesta fase de transição:
- Na classe Laser Radial, de 13 a 18 de novembro, disputa o Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela em Porto Alegre (CDJ).
- Na classe 29er, de 09 a 16 de dezembro, disputa a Copa Brasil de Vela em Ilhabela.
- Na classe optimist, de 19 a 23 de dezembro, disputa o Campeonato Norte-Nordeste de Optimist, onde busca o tricampeonato na categoria geral, mesmo com seus 60 Kg.
Mais informações: