segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Laser Radial na Orange Bowl Youth Regatta


Dois campeonatos são muito tradicionais nos EUA no final do ano: o Orange Bowl International Youth Regatta e o Open Orange Bowl Regatta, ambos realizados entre os feriados de Natal e do Ano Novo em Miami.

O Orange Bowl International Youth Regatta é voltado aos velejadores sub 19 (até 18 anos) e contempla as classes optimist, C420, Laser 4.7, Laser Radial e Laser Standard. Já o Open Orange Bowl Regatta não há limite de idade e contempla as classes 29er, I420 e Laser Standard.

Neste ano, estava programada a participação de Nicolas na classe 29er. Porém, como não havia disponibilidade de proeiro, participou na classe Laser Radial. Além de Nicolas, outro velejador brasileiro também estava presente, Guilherme Perez (CDJ). Ambos velejaram junto com a equipe de Key Biscayne Yacht Club sob o comando do técnico brasileiro Maru Urban. Marú foi técnico de Nicolas na classe Optimist.




Foram 4 dias de regatas. O vento intenso dominou o primeiro dia, que iniciou com 15 nós e foi aumentando ao longo das regatas, chegando a 25 na terceira regata do dia. No segundo dia o vento ficou ao redor dos 15 nós, sendo realizadas 4 regatas. Após as 7 regatas completadas nos dois primeiros dias, os 99 velejadores foram divididos nas flotilhas ouro e prata. Nicolas estava na 18ª colocação e ficou classificado para a flotilha ouro. As condições mudaram bastante no terceiro dia: foram 8 nós de vento na primeira regata terminando com 2 nós de vento no final da segunda regata, não sendo possível realizar a terceira. No último dia, com vento ao redor de 10 nós, foram realizadas as últimas 3 regatas, completando as 12 programadas.

Nicolas terminou na 11ª colocação na categoria geral da Laser Radial. "Foi uma experiência muito boa. Competir em flotilha grande é muito diferente principalmente na largada. Consegui fazer boas largadas e isso foi muito bom. Fiquei muito contente com o resultado", disse Nicolas.

Súmula com as 20 primeiras colocações
As súmulas completas de todas as classes podem ser visualizadas no link https://www.regattatoolbox.com/results?eventID=fRBwog91A6

O próximo compromisso na classe Laser Radial será no Campeonato Brasileiro de Laser que será realizado no Clube Naval Charitas, em Niteroi, de 15 a 20 de janeiro de 2019.