domingo, 9 de dezembro de 2018

Velejando na Argentina


A dupla Nicolas e Gabriel esteve na Argentina participando na classe 29er do Campeonato Argentino 2018 organizado pelo Club Nautico Sudeste (CNSE). Apesar do nome, esse campeonato não é o campeonato nacional da classe.

Já com as passagens compradas há tempo, o campeonato foi antecipado em um dia referente à data inicialmente informada no site da Federação Argentina de Yacht (FAY). Se corresse tudo certo com o voo chegariam em cima da hora para montar o barco e correr as regatas do dia.

Infelizmente, devido ao atraso do voo e do bloqueio de algumas ruas próximas ao Club Veleiros San Isidro, sede da classe 29er, por conta da reunião do G20, eles conseguiram ficar prontos somente para a 3ª regata do dia. Porém, durante a regata o cabo da adriça da mestra soltou, obrigando-os a retornar ao clube. Isso fez com que perdessem as 4 regatas realizadas no 1º dia de regatas.

O segundo dia de regatas o vento entrou forte, entre 22 e 32 nós. Após a montagem da primeira boia a manopla de borracha da extensão da cana de leme saiu, sendo inevitável o capote, impedindo que completassem  a regata. Somente dois barcos completaram essa que foi a única regata do dia.

No último dia de regatas conseguiram resultados satisfatórios nas três regatas realizadas no dia. Aproveitaram o dia seguinte para treinar com Bocha, um experiente técnico argentino.

É sempre uma ótima experiência velejar de 29er na Argentina, que possui uma flotilha de nível muito bom.