sábado, 14 de outubro de 2023

Começou o Campeonato Sul-americano de 49er no Chile

O Campeonato Sul-americano da Classe 49er 2023 está sendo disputado de 13 a 15 de outubro em Algarrobo - Chile, com sede na Cofradía Náutica del Pacífico.

Esta também será a sede onde serão disputadas as regatas dos Jogos Pan Americanos 2023 daqui a algumas semanas.

Sete times de cinco países participam do campeonato: Argentina, Chile, Brasil, México e Ilhas Virgens Britânicas. O Brasil possui dois representantes: Marcos Grael (RYC) & Gabriel Simões (CDJ), em 2º lugar, e Gabriel Abdulklech e Nicolas Bernal, em 5º. O time chileno com Benjamin Grez e Exequiel Grez lidera o campeonato.

"Este é o primeiro campeonato que disputamos com o novo conjunto mastro e vela da classe e não estamos tão rápidos. Tivemos poucos dias de treino para adaptação com este novo conjunto e sentimos que ainda existe espaço para evolução.", comentou Nicolas.

Estão previstas mais três regatas amanhã, último dia do campeonato.

O time Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal tem o apoio do IBMEC e do programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Gustavo é velejador do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e tem o apoio da Marinha do Brasil. Nicolas é velejador do Yacht Club Santo Amaro (YCSA) e tem o apoio da EVAL.