domingo, 28 de abril de 2024

Marco Grael e Gabriel Simões conquistam a vaga olímpica - Gustavo e Nicolas terminaram em 19º

Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal - Foto: FFVoile / SailingEnergy

O resultado das regatas da "Last Chance Regatta - LCR" da classe 49er na Semana Francesa de Vela (French Olympic Week), realizadas de 21 a 26 de abril em Hyères (França), definiu as últimas 4 vagas da classe nas Olimpíadas de Paris 2024, que ficaram com os seguintes países:

  • Alemanha - Jakob MEGGENDORFER & Andreas SPRANGER
  • Bélgica - Yannick LEFÈBVRE & Jan HEUNINCK
  • Brasil - Marco GRAEL e Gabriel SIMÕES
  • Hong Kong - Akira SAKAI & Russell AYLSWORTH
Marco Grael e Gabriel Simões terminaram o campeonato na 3ª colocação, conquistando a vaga olímpica para a Classe 49er nas Olimpíadas. Marco Grael também participou das Olimpíadas do Rio 2016 e Tóquio 2020 e está com um novo proeiro para Paris: Gabriel Simões.

Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal terminaram na 19ª colocação. "Chegamos ao fim de mais um campeonato nessa nossa temporada na Europa. Tivemos mais uma semana de aprendizados aqui em Hyères, dessa vez contando com um técnico especializado em 49er, o que ajuda muito, principalmente para aprimorar nossa técnica. Infelizmente, não estivemos em nossa melhor semana. Seguimos confiantes para o Campeonato Europeu do dia 7-12 de maio em La Grand-Motte, França, onde acredito que já poderemos colocar em prática vários dos aprendizados da Semana Francesa de Vela Olímpica.", comentou Gustavo sobre a participação do time no campeonato.

Marco Grael e Gabriel Simões - Foto: FFVoile / SailingEnergy

Foto: FFVoile / SailingEnergy

Agradecimentos

O time Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal tem o apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), do programa Bolsa Atleta do Governo Federal e do Projeto "Preparação Olímpica 2024 – Iatismo Classe 49er" do Instituto Futuros Craques (IFC) aprovado pelo Ministério do Esporte no âmbito Lei de Incentivo ao Esporte com patrocínio do IBMEC - Instituto YDUQS. Gustavo é velejador do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e tem o apoio da Marinha do Brasil. Nicolas é velejador do Yacht Club Santo Amaro (YCSA) e tem o apoio da EVAL.