segunda-feira, 8 de abril de 2024

Resultado do Troféu Princesa Sofia 2024

Foto: Sailing Energy / Princesa Sofía Mallorca

O Troféu Princesa Sofia foi realizado de 29 de março a 6 de abril de 2024 e contou com todas as classes olímpicas da vela.

Na classe 49er participaram 85 times e o Brasil contou com dois times: Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal e Marco Grael & Gabriel Simões. 

No primeiro dia de competição não teve regatas na classe 49er devido às ondas e à intensidade do vento. No segundo e terceiro dias o vento ficou entre 6 e 16 nós, sendo disputadas 8 regatas. Nesse dia encerrou a fase qualificatória, momento da separação dos velejadores nas flotilhas outro (primeiros 25 colocados), flotilha prata (próximos 30 colocados) e flotilha bronze (próximos 30 colocados). 

Na fase qualificatória, o time Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal ficou na 28ª colocação e o time de Marco Grael & Gabriel Simões ficou na 46ª. Com estes resultados, ambos disputaram as regatas finais  nos próximos 3 dias na flotilha prata. 

Na fase final de regatas, os ventos foram muito inconstantes e predominantemente fraco, permitindo realizar somente mais 5 regatas na flotilha prata, com o seguinte resultado final para os brasileiros:

  • 44º Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal 
  • 52º Marco Grael & Gabriel Simões
Os campeões do Troféu Princesa Sofia 2024, após a disputa da medal race, foram:
  1. Diego Chever & Florian Paul (ESP)
  2. Herman Odini & Fernando Becerra (URU)
  3. Lukasz Przybytek & Jacek Piasecki (POL)
O próximo compromisso do time Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal é a Semana Olímpica Francesa de 20 a 27 de abril em Marselha, França, campeonato no qual estarão em disputa as últimas 3 vagas para os países ainda não classificados para as Olimpíadas. 

Mais informações:

Agradecimentos

O time Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal tem o apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e do programa Bolsa Atleta do Governo Federal. A participação no Troféu Princesa Sofia é apoiada pelo Projeto "Preparação Olímpica 2024 – Iatismo Classe 49er" aprovado pelo Ministério do Esporte no âmbito Lei de Incentivo ao Esporte com patrocínio do IBMEC - Instituto YDUQS. Gustavo é velejador do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e tem o apoio da Marinha do Brasil. Nicolas é velejador do Yacht Club Santo Amaro (YCSA) e tem o apoio da EVAL.