quarta-feira, 17 de julho de 2019

Dois primeiros dias de mundial da juventude


16/07/2019 - O Campeonato Mundial da Juventude 2019 começou muito complicado para Nicolas e Gabriel. No primeiro dia de regatas, a flotilha 29er masculina foi a primeira a descer para a raia de Gdynia, Polônia, com vento entre 3 e 4 nós. No Mundial da Juventude, as flotilhas 29er  masculina e feminina correm separadas, mas o barco é compartilhado entre os representantes do país.


Nicolas e Gabriel aguardaram a melhora do vento no mar. A previsão do dia era de pouco vento e várias classes não tiveram regatas. Já sabiam que os resultados não seriam bons, pois são mais pesados que a maioria, mas foi muito pior do que o esperado. As regatas foram realizadas com vento entre 4 e 8 nós. Na primeira regata ficaram na antepenúltima colocação (26º), na segunda 25º e na terceira um pouco melhor, 17º. Mas, apesar do resultado muito desanimador, eles estavam confiantes para o segundo dia, com previsão de melhora na condição do vento.



No segundo dia de regatas a categoria feminina foi a primeira a entrar na água e realizaram 4 regatas. Ludmila e Júlia, representantes do Brasil, tiveram dificuldade com o vento muito forte para elas, pois são muito leves. Nas duas últimas regatas, sobreviveram na regata, e terminaram o dia na 20ª colocação. Se elas tivessem velejado no dia anterior certamente os resultados seriam muito melhor.

As regatas da categoria masculina estavam previstas para as 15h30. Na primeira regata, o vento estava entre 15 e 18 nós e Nicolas e Gabriel ficaram na 16º colocação. Na segunda regata o vento diminuiu um pouco, entre 10 e 12 nós, e terminaram na 6ª colocação. Na última regata do dia detonaram e venceram a regata! Com esse resultado, após 6 regatas realizadas, terminaram o segundo dia na 15ª colocação.



Faltam ainda três dias de regatas, já foram realizadas 6 das regatas previstas. Infelizmente, a melhora das posições é difícil, mas possível, como os resultados deste segundo dia mostraram.

Mais informações: