quarta-feira, 20 de julho de 2022

Começou o Campeonato Mundial Junior de Match Race

Treinos, regatas e cerimônia de abertura nos primeiros dias do campeonato.

O Youth Match Racing World Championship 2022, evento oficial World Sailing, ocorre 17 a 23 de julho em Pornichet, França, sendo sediado pelo Yacht Club APCC Voile Sportive, com regatas disputadas em barcos da classe J/80 com balão assimétrico. O campeonato é voltado a velejadores sub 23 (até 22 anos). 

O time representante do Brasil no campeonato é composto pelos seguintes velejadores:

  • Nicolas Bernal, YCSA, 20 anos (skipper)
  • Gabriel Michaelis, YCSA, 21 anos
  • Giovanna Prada, BL3, 21 anos
  • Vinicius Pereira, CICP, 21 anos
  • Lucas da Cruz, YCSA, 14 anos

O Campeonato Mundial Junior de Match Race começou nesta segunda feira, 18 de julho, com os treinos das equipes nos veleiros e na raia do campeonato. Este treino era muito importante para e equipe brasileira conhecer o barco e a raia, mas durante o treino o vento foi diminuindo até acabar, interrompendo o treino.

No Brasil, a equipe brasileira treinou no veleiro J/24 com balão simétrico cedido pela CBVela, o veleiro mais similar disponível para treinos. Por esse motivo, o treino no barco do campeonato era muito importante.

Além do treino interrompido, a cerimônia de abertura marcada para ocorrer no final da tarde após os treinos, havia sido postergada para o dia seguinte devido à onda de calor que assolou Pornichet, com temperaturas acima de 40º, que obrigou o governo local a proibir atividades até as 14h00 do dia seguinte.

Por este motivo, as atividades do campeonato tiveram que ser remarcadas: o início das regatas foi deslocado para as 14h00 e a cerimônia de abertura remarcada para o final da terça feira.

Felizmente, isso também permitiu ao time completar o treino na manhã de terça feira.

O time brasileiro disputou 5 regatas na terça feira. Perderam as três primeiras regatas contra NZL, ITA e SWE. O vento estava médio e a equipe não estava entrosada totalmente, com muita dificuldade nas manobras. As duas regatas seguintes seriam disputadas contra dois times favoritos: EUA e DEN. Ambas foram muito disputadas com pênaltis para cada lado. O vento estava mais ameno, o que facilitava as manobras e permitia executar as estratégias do match race, possibilitando conquistar as duas vitórias.


Na primeira fase do campeonato, todos disputam regatas contra todos (round robin), preenchendo toda a tabela com resultados. Para a segunda fase se classificam os 8 melhores times que irá selecionar os times semifinalistas e, por fim, a final.