quarta-feira, 27 de julho de 2022

Equipe brasileira encerra Mundial Junior de Match Race na 9ª colocação


A equipe dos EUA liderada por Jeffrey Petterson, atual vice campeão, conquistou o Campeonato Mundial Junior de Match Race 2022 realizado em Pornichet, França de 19 a 23 de junho.

A equipe brasileira, liderada por Nicolas Bernal - YCSA (20 anos) e tripulantes Gabriel Michaelis - YCSA (21 anos), Giovanna Prada - BL3 (21 anos), Vinicius Pereira - CICP (21 anos) e Lucas da Cruz - YCSA (14 anos), terminou na 9ª colocação.


As regatas foram disputadas em veleiros J/80 com 12 equipes representando 10 países em 5 dias de competições.

A competição ocorre anualmente, sendo a primeira vez da participação de uma equipe brasileira. 
"O veleiro J/80 é muito parecido com o J/70, um pouco maior. Ele permite uso de balão simétrico e assimétrico, sendo que neste campeonato foi usado o assimétrico. É um barco rápido, simples para velejar e muito equilibrado.
A ausência de competições de match race nos últimos anos no Brasil foi muito prejudicial para a preparação, estávamos sem ritmo. A substituição de alguns membros da equipe e o pouco tempo tempo disponível para treinos também afetou o conjunto. Mesmo assim, conseguimos ganhar disputas com favoritos, estávamos rápidos mas tínhamos dificuldades nas manobras e também cometemos muitos erros. 
Apesar disso, saímos muito animados da competição e vimos que estávamos no nível de várias equipes participantes. 
A organização não conhecia sobre o nível de match race no Brasil e ficaram contentes com a participação e com o desempenho neste primeiro campeonato de uma equipe brasileira", comentou Nicolas Bernal.



Nicolas Bernal e Gabriel Michaelis tem apoio do programa bolsa atleta do Governo Federal.

Mais informações: