sábado, 9 de julho de 2022

Time brasileiro na liderança no Mundial Junior de Lightning

Foto: Medora Media

Os velejadores brasileiros Nicolas Bernal, Mathias Reimer e Felipe Fonseca, do Yacht Club Santo Amaro, vão para o último dia do Campeonato Mundial Junior de Lightning Junior na liderança.

Harken Blockheads Lightning Youth World Championship tem sede em Sheboygan, Milwalkee - EUA e as regatas ocorrem de 6 a 9 de julho no Lago Michigan.

Segundo dia de regatas

No segundo dia, o vento fraco e rondado fez com que os velejadores aguardassem em terra condições favoráveis. As 15h00 foram para a água, porém a única regata largada foi cancelada devido ao vento fraco e rondado.



Fotos: Medora Media

Terceiro dia de regatas

Antes da primeira regata do terceiro dia, o vento estava por volta de 15 nós e muita onda. Porém, 3 minutos antes da largada o vento caiu para 8 nós. Os barcos que largaram na segunda fila optaram por cambar, pegando a ondulação de cara e com menor seguimento. Os lideres mantiveram o rumo de vela esquerda, pegando a ondulação lateralmente. Porém, o vento rondou para a direita, favorecendo aqueles que optaram para o lado direito da raia. Por este motivo, o time brasileiro montou a primeira boia de contravento em 9º e o chileno em 10º. Mas fizeram uma grande recuperação e terminaram em 1º e 2º. Este também foi o resultado da segunda regata. 

Ao longo das regatas do dia, o vento foi aumentando chegando a mais de 20 nós. Na 3ª e última regata do dia, o time brasileiro liderava a perna de popa e, devido à condição extrema, com rajadas de vento acima de 20 nós e muita onda, condição que nunca havia velejado, optou em não subir o balão, também como forma de preservar o equipamento. Porém, o time chileno, logo atrás, subiu o balão, ultrapassando o time brasileiro. Essa condição extrema fez com que o barco equatoriano capotasse, impedindo de completar a regata. Posteriormente, todos baixaram o balão. 

O resultado após as 5 regatas realizadas até o momento é:





Fotos: Medora Media

Último dia de regatas

Sábado, dia 9 de julho, último dia, o campeonato promete emoções. Estão programadas 4 regatas. No horário previsto da primeira largada, 09h30, a previsão indica 8 nós de vento, diminuindo ao longo das horas.

Mais informações


Agradecimentos

O time brasileiro agradece à CBVela e à Classe Lightning Brasil pelo empréstimo do veleiro para os treinos preparatórios no Brasil e empréstimo da vela para uso no campeonato e a Claudio Biekarck e Geison Mendes pelo apoio nos treinos.

Nicolas Bernal tem apoio do programa Bolsa Atleta do Governo Federal.
Felipe Fonseca tem apoio do programa Bolsa Atleta do Município de São Paulo.
Nicolas Bernal, Felipe Fonseca e Mathias Reimer são velejadores do Yacht Club Santo Amaro
Yacht Club Santo Amaro é filado e tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)