quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Resultados do campeonato Europeu de 49er 2023


O Campeonato Europeu da Classe 49er (2023 European Championship) foi realizado de 8 a 13 de novembro em Vilamoura, Portugal. Participaram 91 times, com disputa de vaga para  os Jogos Olímpicos de París para os velejadores europeus.

O campeonato foi marcado pelo vento fraco, que impediu a realização de regatas em dois dias. Quando realizadas, as regatas foram disputadas com vento variando entre 5 e 9 nós. 

O campeão foi o barco francês de Lucas Rual e Emile Amoros. A prata fiou com Dominik Buksak e Szymon Wierzbicki (POL) e o bronze com Isaac McHardie e William McKenzie (NZL).

O time Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal, único time representante do Brasil na Classe 49er, terminou na 34ª colocação após as 11 regatas dentre as 17 programadas. 

"Estamos contentes com a participação no Campeonato Europeu. Foram dias de vento fraco com regatas muito acirradas decididas no detalhe. Acabamos em 34º no nosso primeiro campeonato internacional de nível continental e estamos satisfeitos. Fizemos boas regatas deixando campeões mundiais e olímpico pra trás, no entanto cometemos alguns erros que nos tiraram da briga da flotilha ouro. Saldo positivo diante dos inúmeros aprendizados e evolução ao longo das regatas", comentou Gustavo.




O time Gustavo Abdulklech & Nicolas Bernal tem o apoio do IBMEC e do programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Gustavo é velejador do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e tem o apoio da Marinha do Brasil. Nicolas é velejador do Yacht Club Santo Amaro (YCSA) e tem o apoio da EVAL.